14/06/2022
JUNHO VERMELHO | Colaboradores da Caer participam de gincana para conscientização da doação de sangue

Nos dias 13, 14 e 15 de junho, os colaboradores da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) participam da I Gincana Junho Vermelho, alusiva ao Dia Mundial da Conscientização para Doação de Sangue.

A ação é uma parceria entre a Companhia e o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) e a doação de sangue ocorrerá das 7h30 às 12h e 13h30 às 18h, no Hemocentro, localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, no bairro Aeroporto. O evento é acompanhado pelos técnicos do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), juntamente com Serviço Social da Caer e profissionais da área de saúde do Hemoraima.

Conforme Elianete Saraiva, assistente social da Caer, o objetivo é promover ato de solidariedade, enfatizando a importância da doação de sangue e reabastecer o estoque do Hemoraima para atender as demandas das unidades de saúde do Estado.

“Durante a ação, será realizada a triagem dos colaboradores por profissionais da saúde do Hemoraima, e após será feita a coleta de sangue”. explicou Elianete

Ela afirma que a ação é segura, uma vez que estão sendo seguidos todos os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde), Vigilância Sanitária e os demais órgãos da saúde do Estado.

“Além da higiene redobrada em todas as áreas que o doador terá acesso, será disponibilizado álcool em gel para a limpeza das mãos e a distância de uma cadeira entre cada doador”, detalha Elianete. 

 

Critérios para doar sangue

Para ser doador os colaboradores voluntários devem estar em condições favoráveis para fazer a doação.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (ou 59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal, bem como cópia da Carteira de Identidade. É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. Também é preciso observar os intervalos entre as doações de sangue: três meses para homens e quatro meses, para mulheres.

15/06/2022 11:20 - ASCOM CAER
Companhia de Águas e Esgotos de Roraima - Todos os direitos reservados
Companhia de Águas e Esgotos de Roraima - Todos os direitos reservados